O pessoal do PROJOVEM, junto com a professora Daniela M. Mittanck estão organizando uma série de reportagens que visam esclarecer sobre os problemas do uso de entorpecentes e principalmente promover a prevenção. Esta é a primeira de muitas que serão produzidas.
OXI
O CAMINHO DIRETO PARA A MORTE
Existem vários fatores que levam as pessoas a se tornarem dependentes químicos, como por exemplo: Desajuste familiar, fuga de problemas, pais alcoólicos ou drogados, complexo de inferioridade, falta de religiosidade, ausência de amor, curiosidade, prazer de violar ou desafiar as convenções sociais e familiares, falta de ambiente familiar e de diálogo com os pais, influencia de amigos, namorado (a), entre outros.
O Oxi é a droga que causa mais danos ao nosso organismo, pois através de estudos descobriu-se que esta é uma droga com uma variação mais barata e tóxica do que o crack. Ele é uma combinação de uma pasta à base de cocaína, querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções. Ela geralmente é inalada com um cachimbo de fabricação caseira, e solta uma fumaça escura, deixando um resíduo marrom semelhante à ferrugem de metal.
Quando esta droga faz efeito no sistema nervoso, o usuário tem sensações variadas como: paranóia, rir sem motivo, angustia, dentre muitos outros, pois as reações variam de pessoa para pessoa.
Porém os efeitos colaterais do oxi são terríveis, uma vez que causa perda de dentes, emagrecimento, doenças no sistema renal, por ser uma droga altamente corrosiva, ela leva a morte em pouco tempo.
Infelizmente com a chegada desta droga devastadora e de baixo custo, o número de usuários tende a aumentar, por isso é necessário que os pais, os educadores, sociedade e nós jovens estejamos conscientes dos efeitos devastadores e letais desta droga no organismo para que nunca venhamos a fazer uso desta droga.
Alunas do PROJOVEM- APRENDIZ NOTA DEZ
Autoras: Dara Cristina A. dos Santos, Micherrem da S. Alves, Tatieli B. Cavalheiro